Dr. João Carlos Melo
Psiquiatra, Psicoterapeuta e Autor
O Dr. João Carlos Melo nasceu nos Açores e aí passou a infância e a adolescência. Depois foi para Lisboa, onde concretizou o sonho de ser médico e a seguir especializou-se em Psiquiatria. Entretanto, no sentido de se aperfeiçoar mais e ficar mais preparado para ajudar quem a ele recorre, fez formações adicionais e tornou-se Psicoterapeuta e Grupanalista. É Membro Titular Didata da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo e Full Member da Group-Analytic Society International desde 2005.
Atualmente é Assistente Graduado do Hospital Fernando Fonseca, onde exerce as funções de coordenador do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria, além de exercer também clínica privada em consultório.
A sua condição de Psiquiatra e Psicoterapeuta é um reflexo direto e coerente daquilo que é como pessoa. A curiosidade e o fascínio para compreender o funcionamento mental, bem como os meandros da natureza humana remontam a um tempo em que ainda nem médico era, mas ainda hoje mantém o fulgor e o entusiasmo de então.
A outra fonte que alimenta aquela necessidade de compreensão é a profunda compaixão que nutre pelo sofrimento humano.
“Durante muitos anos não encontrei as palavras certas para o exprimir, mas há pouco tempo tive a fortuna de as encontrar. Essas palavras foram proferidas por Albert Solnit, da Sociedade Psicanalítica de Los Angeles, quando se referiu ao psicanalista Ralph Greenson.
Nesse sentido, e indo ao encontro da forma humilde e realista como me vejo, permito-me aplicá-las a mim:
"Demonstrou uma preocupação constante por todos os que têm dificuldade em realizar-se, os que fracassam, os que a vida maltrata, os que sofrem e os que se perdem."
O Dr. João tem gostos simples: aprender, viajar, ler, ver futebol e tantas outras coisas. Mas há ainda um outro gosto ao qual gosta de dar um destaque especial: a escrita.
Além de numerosos artigos científicos, prefácios e capítulos para livros, o Dr. João Carlos Melo tem escrito vários livros como: “Reféns das Próprias Emoções”; “Uma luz na noite escura”; “Lugares escondidos da mente”; entre muitos outros.
“Como cidadão do mundo, nada mais posso querer do que corresponder àquilo que alguém um dia me ofertou, num assomo de gratidão e generosidade:
"Vai deixar o mundo melhor". Que mais posso querer?”
O Dr. João Carlos Melo colabora com a APPB como Orador em Workshops e Palestras sobre a Perturbação de Personalidade Borderline.