Dra. Inês Costa Maia
Psiquiatra e Psicoterapeuta
A Dra. Inês Costa Maia é médica interna de Formação Específica em Psiquiatria e Psicoterapia (Cognitiva Comportamental) na Clínica Psiquiátrica de Luneburgo, na Alemanha. Neste momento, é interna de último ano e está a realizar a sua rotação em Neurologia.
Durante o seu internato teve a oportunidade de trabalhar de forma intensiva numa unidade para perturbações de personalidade e com ênfase particular na perturbação Borderline e terapia comportamental dialética (DBT). Fez formação em DBT na AWP Berlin e tem formação em terapia de trauma pelos métodos de EMDR e PE - Prolonged Exposure. Também tem especial interesse em comportamentos aditivos e dependências no contexto de Borderline.
“Acredito no poder da psicoterapia, na literacia na saúde e no ativismo que combate a discriminação à doença mental.”
A Dra. Inês Costa Maia trabalha connosco também no âmbito da Terapia Comportamental Dialética (DBT). A Dra. explica que esta terapia “é para mim mais do que uma terapia, é uma filosofia de vida. Como a sua criadora Marsha M. Linehan afirma, DBT procura sintetizar e integrar opostos e assim ajudar-nos a atingir estabilidade e satisfação. Baseada na aceitação e tolerância por parte do terapeuta e paciente, esta terapia identifica comportamentos, cognições e emoções disfuncionais e presenteia alternativas saudáveis e eficazes a longo prazo através do uso de Skills (competências). O treino em DBT ocorre em 4 módulos principais: mindfulness, tolerância ao stress/angústia, regulação emocional e efetividade interpessoal. Com a máxima de que as pessoas não fracassam no tratamento e querem verdadeiramente mudar, DBT tem vindo a afirmar-se como a terapia mais eficaz para perturbação borderline e em quadros de desregulação emocional no contexto de outras patologias.”