Terapia Comportamental Dialética
A Terapia Comportamental Dialética é um meio extremamente eficaz para auxiliar as pessoas com PPB a regularem as suas emoções que podem ser realmente muito intensas.
Grande maioria das emoções intensas e reações extremas e desproporcionais são desenvolvidas, na sua grande maioria, com base em traumas ou negligência durante a infância.
O trauma pode inclusive alterar a estrutura cerebral de uma pessoa e, por consequência, a forma como o cérebro reage e perceciona determinadas situações.
A TCD ensina 4 ferramentas e habilidades principais que ajudam na redução da oscilação emocional e no equilíbrio dos sentimentos e emoções.
- Regulação Emocional: reconhecer mais facilmente os sentimentos e observar cada emoção que surge sobre isso, sem a pessoa se deixar inundar por eles. O objetivo é moldar os sentimentos sem atitudes reativas ou destrutivas.
- Efetividade Interpessoal: desenvolver novas ferramentas para expressar sentimentos, necessidades, limites e negociar novas soluções para um mesmo problema, protegendo as relações interpessoais e tratando os outros com respeito.
A TCD é um tipo de psicoterapia que foi desenvolvida por Marsha Linehan para tratar pessoas com PPB. Marsha combinou técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental com conceitos de aceitação e mindfulness de algumas práticas budistas.
A própria Marsha lutou contra a Perturbação Borderline na primeira pessoa e com base na sua experiência pessoal e pesquisa, desenvolveu um método que ajuda diariamente pessoas em todo o mundo.
- Mindfulness: experienciar mais o momento presente em vez de colocar o foco em experiências dolorosas do passado ou ideias assustadoras do futuro. Também dá ferramentas para ultrapassar julgamentos negativos sobre a própria pessoa ou os outros.
- Tolerância ao stress e angústia: tolerar melhor eventos dolorosos, criando resiliência e adotando estratégias que suavizam os efeitos de situações stressantes.
A Terapia Comportamental Dialética encoraja a aceitação e a busca por mudanças saudáveis e consistentes, trabalhando em técnicas que ajudam as pessoas com PPB a entender os seus comportamentos e sentimentos, entrando em contacto com as suas reais emoções para assim aprenderem a construir comportamentos mais saudáveis e a formar uma comunicação mais eficaz e segura. Esta terapia trabalha a consciência plena, estratégias para identificar e regular emoções, habilidades para lidar com situações de stress e técnicas para resolver conflitos.