Terapia Focada na Transferência




O terapeuta tenta entender como estes padrões foram criados e moldados devido a experiências passadas, sobretudo os que dizem respeito às cargas emocionais mais fortes como o abandono, negligência ou abuso emocional.

O papel do terapeuta é levar o paciente a ter a oportunidade de visitar situações do passado, de forma segura, e reparar situações, ações, que possam ter sido disfuncionais.





A Terapia focada na Transferência utiliza os padrões de relacionamento da pessoa na relação terapêutica e permite, por meio disto, compreender e modificar os padrões de interação pessoal disfuncionais, ajudando a pessoa a ter uma maior estabilidade emocional e qualidade de vida.

A transferência tem que ver com os sentimentos e padrões que o paciente projeta no terapeuta que, muitas vezes, reproduz dinâmicas disfuncionais. 

No caso do Borderline, isto pode ser um estado de idealização pelo terapeuta, raiva ou desconfiança em relação ao terapeuta ou medo do abandono também em relação ao terapeuta.





    A Terapia focada na Transferência utiliza os padrões de relacionamento da relação terapêutica como forma de compreender e modificar padrões de interações interpessoais, promovendo uma maior estabilidade e qualidade de vida.

    Geralmente, esta terapia é associada a outras, como a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), a TCD (Terapia Comportamental Dialética) e a TE (Terapia do Esquema).



A Terapia Focada na Transferência concentra-se na interação entre o paciente e o terapeuta. O terapeuta faz perguntas que ajudam os pacientes a pensar sobre suas reações de tal modo que conseguem examinar as suas imagens distorcidas, exageradas e irrealistas do eu durante a sessão. O momento atual é mais enfatizado em vez do passado. Por exemplo, quando um paciente é tímido e silencioso e de repente se torna hostil e mais argumentativo, o terapeuta pode perguntar se o paciente percebeu uma mudança nos sentimentos e reações e depois pede que o paciente pense sobre como ele se percecionou a ele mesmo e ao terapeuta e quando e como é que as coisas mudaram.

© 2024 All rights reserved
2025 Novum Librum
Powered by Webnode Cookies
Create your website for free!