Um olhar sobre a Perturbação de Personalidade Borderline

A Perturbação de Personalidade Borderline (PPB) enquadra-se no Cluster B das Perturbações de Personalidade, segundo o DSM-V (American Psychiatric Association, 2013). Este cluster engloba perturbações de personalidade que se caracterizam por pensamentos, comportamentos e interações com outras pessoas considerados por estas como dramáticos, excessivamente emocionais ou imprevisíveis. É difícil precisar a prevalência da PPB mas, de acordo com as estatísticas, estima-se que afeta, aproximadamente, mais de 2% da população geral.

Esta perturbação de personalidade foi designada por Borderline por se acreditar que estes pacientes viviam no limbo entre a psicose e a neurose. O que descreve a PPB de uma forma mais precisa não é o entendimento da mesma como um estado transitório entre estas duas condições, mas sim uma organização patológica específica e estável, configurando assim a definição de perturbação de personalidade, referida no DSM-V.

Embora a PPB esteja muitas vezes associada a algumas comorbidades psiquiátricas, muitos dos sintomas têm tendência para atenuar ou entrar em remissão ao longo do percurso de vida das pessoas, ainda que não exista uma cura e vários traços da personalidade subjacentes à perturbação se mantenham, ainda que suavizados. 

A vivência desta perturbação é marcada por uma instabilidade crónica no início da vida adulta, porém, na terceira e quarta décadas de vida, normalmente, estes pacientes apresentam mais estabilidade, tendo assim um bom prognóstico. Meta-análises sistemáticas, realizadas em períodos de acompanhamento que variam entre cinco e quinze anos, mostram taxas médias de remissão de 60%.

Com vista a uma recuperação funcional mais eficaz, é importante uma deteção precoce da PPB com o objetivo de traçar uma caminho de vida mais adequado, de forma a que estas pessoas alcancem uma recuperação funcional e social, o que se apresenta como um desafio maior para estes pacientes.

Neste workshop, guiado pelo Dr. João Carlos Melo, serão abordados temas como a sintomatologia, o diagnóstico, as terapias indicadas, a medicação auxiliar e o prognóstico para os pacientes da PPB.

Para quem é este workshop?

Este programa é destinado a:

  • Pacientes com Perturbação de Personalidade Borderline
  • Familiares, amigos e cuidadores de pacientes com PPB
  • Profissionais de Saúde Mental (Psicólogos, Psicoterapeutas, Psiquiatras e outros)
  • Estudantes de Psicologia

Data: 9 de Outubro de 2024

Onde: Plataforma Zoom

Horário: 21h

    Para te inscreveres neste workshop, preenche o formulário abaixo:

    Saber mais sobre o Dr. João Carlos Melo:

    © 2024 All rights reserved
    2025 Novum Librum
    Powered by Webnode Cookies
    Create your website for free!